Warren Logo

Olá, pessoal!

Vocês costumam ficar desconfortáveis ao conversarem sobre dinheiro? Por muito tempo fiquei assim. Ainda bem que há um tempo mudei meu mindset e minha relação sobre o assunto.

Não me considero uma pessoa consumista. E até tenho o pensamento de economizar o máximo que eu puder. Mas acho que tão importante quanto poupar é saber investir. Hoje não sou expert em investimentos, mas estou no caminho. Há 1 ano mais ou menos, por exemplo, só conhecia a poupança mesmo. Quero entender mais e estudar bastante sobre as melhores maneiras de investir dinheiro, bem como sobre as práticas de fazer com que meu dinheiro trabalhe pra mim de maneira eficiente - licitamente, claro.

Hoje trabalho com uma galera espetacular no StartSe, que entende muito sobre investimentos. Inclusive, sempre ouço o pessoal de lá falando sobre um serviço revolucionário de investimentos: o Warren.

Como ainda estou no começo do meu caminho como investidor, me interessei já no primeiro dia que ouvi falar da famosa startup - pelo menos nos corredores de onde trabalho. E depois descobri que três sócios do StartSe - Eduardo Glitz, Marcelo Maisonnave e Pedro Englert, ex-sócios da XP Investimentos - são investidores do Warren.

O app

Eles têm um app disponível pra iOS e uma aplicação web. Até a data deste post não há a versão do app pra Android, mas soube que já estão trabalhando pra lançá-lo nos próximos dias também pro Sistema Operacional do Google.

O Warren tem um algoritmo muito gente boa que conversa contigo pra descobrir teu perfil logo que você acessa o app pela primeira vez. Esse robô inteligentíssimo, depois de me perguntar algumas coisas, disse que tenho o perfil estrategista e que gosto de investir, além de querer sempre estar em busca de conhecimento. Tudo bem, acredito. Depois disso, forneci meu e-mail e criei uma senha para continuar com o processo de cadastro, no qual ele pede uma foto de um documento com foto juntamente com um comprovante de residência. Mas foi super tranquilo.

Como investidor no Warren, eu defino objetivos pra investir e ele sempre me fornecerá dicas. Depois eu escolho quanto investir - com o mínimo de R$ 100 -, os prazos e os fundos. E por fim o robô do Warren investirá meu dinheiro da melhor forma possível dentro do fundo escolhido.

Entendendo melhor

Há uns dias tive o prazer de bater um papo bem legal com o Marcelo Maisonnave no StartSe. Ele esteve lá para algumas reuniões e tive a ideia de criar essa conversa com ele. Não podia deixar a oportunidade passar.


Você pode conferir o áudio da conversa a seguir:


Caso prefira, deixo também a seguir a transcrição do bate papo:

Eder: E aí, Marcelo. Tudo bem?

Marcelo: Tudo bem!

Eder: Você pode contar pra gente, por favor, o que tu faz lá no Warren? É investidor, sócio?

Marcelo: Eu sou sócio do Warren, né, eu entrei logo após os 3 fundadores criarem a empresa lá em Nova York, eu entrei com eles, eu morava em Nova York também, nós nos encontramos e decidimos trazer o Warren pro Brasil. Então eu sou fundador, sócio e hoje eu estou como executivo também e faço novos negócios pro Warren, ajudo a desenvolver canais e é isso aí.

Eder: Legal demais! Explica pra gente, por favor, o que é o Warren na verdade?

Marcelo: O Warren é um serviço automatizado que permite que qualquer pessoa a partir de 100 reais consiga investir da forma mais simples e mais eficiente. A partir de 100 reais, o investidor comum, com conhecimentos básicos, passa a ter uma alternativa de investimento que ‘só’ se equivale aos grandes investidores, aos privates banks. É um sistema totalmente democrático e fácil de investimento.

Eder: Sensacional! Você pode falar, por favor, por que eu devo investir no Warren e não em outras corretoras ou bancos ou, por exemplo, poupança?

Marcelo: Legal. O Warren te está trazendo um conceito novo. Nós permitimos que uma pessoa invista em objetivos e não em produtos de investimento. Então, as empresas de investimento tradicionais, elas têm o produto X e querem que o investidor compre o produto X. O Warren não usa essa lógica. O Warren consegue - através de uma conversa simples, um bate papo - entender qual é o perfil e qual é o objetivo de cada um dos investidores, e sugerir uma carteira de investimentos personalizada pra cada uma das necessidades. E o que é mais bacana ainda é que o mesmo investidor pode ter vários objetivos diferentes. Você pode ter um objetivo que é manter uma reserva de segurança, caso perca o emprego ou tenha alguma emergência ou a independência financeira ou uma viagem ou um MacBook novo ou ir pra Copa da Rússia ou a casa na praia… ou seja, o mesmo investidor investe nos seus objetivos e o Warren cria a carteira de investimentos. E o mais bacana, que o Warren pode ser simples ou complexo, depende da demanda de cada investidor. O investidor com poucos cliques consegue entender como, onde seu dinheiro está alocado, quais são os produtos, mas se ele não quiser ver nada disso o Warren toma conta de tudo pra ele.

Eder: Muito bom! E eu que estou começando a investir agora e a estudar mais um pouco sobre dinheiro, sobre investimentos, eu achei bem interessante e bem importante pra mim. Você pode explicar, por favor, ou dar alguma dica ou falar mesmo o que você acha que as pessoas que querem começar a investir o que elas devem fazer… dar alguma dica assim?

Marcelo: Eu vou dizer que é começar o mais cedo possível, né, porque o efeito dos juros compostos tem um impacto muito grande lá na frente, então o ‘começar cedo’ é importante; o pagar-se a si mesmo primeiro é super importante e eu acho que investir bem, porque o passo número 1 é a pessoa ter a consciência que precisa poupar, mas depois disso tão importante quanto poupar é escolher qual é o melhor veículo de investimento e eu acho que isso tem um impacto a longo prazo e faz uma grande diferença.

Eder: Muito obrigado e eu comecei a investir agora no Warren e já virei fã de todo o aplicativo, de tudo o que ele proporciona pra gente e foi um prazer muito grande falar contigo!

Marcelo: O prazer foi meu e continue investindo no Warren.

Eder: Muito obrigado!

Marcelo: Valeu.


O StartSe também criou um post bem completo explicando um pouco mais sobre o Warren e acho que vale a pena dar uma olhada.

Pra deixar claro, esse post não é patrocinado. Realmente curti e curto demais o Warren e quero compartilhar pra quem se interessar.

Estive num evento chamado Autonomize-se em Niterói, Rio de Janeiro, neste último final de semana, com a galera do Welcome to the Django e contei pra eles sobre onde comecei a investir e o pessoal pirou! E assim surgiu a ideia de escrever esse post juntamente com um projeto futuro de a cada semana escrever um post sobre o que estou curtindo no momento, pessoal ou profissionalmente falando.

Mas é isso. Agora que já lhes apresentei o Warren, espero que vocês também sejam amigos, assim como as mais de 10 mil pessoas, até aqui, que resolveram apostar - ou investir - nele. E que já não é promessa, é realidade.